Na última semana, a equipe técnica da concessionária Mirante, o Semae e o poder legislativo representado pelos vereadores Gilmar Rotta e Osvaldo Schiavolin, realizaram duas ações de esclarecimento e vistoria das demandas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário dos bairros Campestre e Pauliceia.

A primeira atividade foi intermediada no bairro Campestre pelo vereador Osvaldo Schiavolin, na oportunidade o presidente do Semae, José Rubens Françoso, junto à Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social e o analista de Engenharia, Giovan Christofoletti, esclareceram dúvidas referente às adequações necessárias que devem ser providenciadas antes do imóvel ter condições de se conectar à rede pública de esgotamento sanitário, como construção de caixa de inspeção, separação dos sistemas de água de chuva da tubulação de esgoto. Além disso, os moradores receberam orientações sobre o uso correto dos sistemas de saneamento.

A segunda ação consistiu em uma visita técnica realizada na Pauliceia, solicitada pelo vereador Gilmar Rotta, com o objetivo de expor as demandas relacionadas ao sistema de esgoto da região.

Durante a visita, os especialistas da concessionária, representados pelo gerente de Engenharia e Operações, Valdir Alcarde Junior, acompanhado por Giovan Christofoletti e Maria Aparecida Draheim, analisaram a rede coletora de esgoto da região e constataram que os extravasamentos que ocorreram ao entorno da Avenida São Paulo entre a Rua Dona Rosália e Avenida Dona Jane Conceição, têm sido recorrentes pelo acúmulo de gordura descartada irregularmente na tubulação.

Além das orientações sobre o uso correto dos sistemas de saneamento, os profissionais ainda alertaram sobre os prejuízos do descarte irregular de óleo na tubulação de esgoto e, comentaram sobre a utilização de detergente biodegradável nos procedimentos de lavagem da rede coletora de esgoto e dos poços de visita – a nova solução ecologicamente sustentável que tem apresentado resultados expressivos nas ocorrências deste porte.

“Para a concessionária esse contato com a população é essencial para facilitar a compreensão das demandas e, desta forma, podermos aprimorarmos os processos de atendimento. Além disso, esses encontros são uma importante oportunidade para apresentarmos as iniciativas promovidas pela companhia, bem como esclarecermos dúvidas e orientar os usuários sobre as questões do saneamento de forma geral”, avalia Alcarde.

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