A saúde é essencial ao ser humano, mas ganhou ainda mais evidência nos últimos meses com a pandemia causada pelo novo Corona Vírus. Fator indispensável para o bem estar e a dignidade, a Parceria Público-Privada firmada entre a Prefeitura de Piracicaba, Semae e a concessionária Mirante, está realizando a urbanização das comunidades Sabiás I e II, localizadas na região do Kobayat Libano.

O projeto, viabilizado pela área de Engenharia, foi iniciado em 30 de abril e beneficiará cerca de 200 famílias que se conectarão à rede pública de esgoto, com coleta e tratamento dos efluentes, direcionado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) José Augusto Rego Barros Seydell – Ponte do Caixão.

A obra consiste na implantação de 1.300 metros de rede coletora DN 150 milímetros, 18 metros de rede coletora DN 200 milímetros e 284 metros de rede coletora DN250 milímetros. Na Comunidade Sabiás I 34% das obras já foram concluídas, e na Sabiás II as obras tem previsão de início na próxima segunda-feira, 25. A expectativa de finalização é a segunda quinzena de junho.

Segundo Jacy Prado, presidente da concessionária, as obras nas comunidades caminham de encontro ao objetivo da empresa que busca levar saúde a todos.

“De vinte anos pra cá tivemos uma redução de 57% nas internações causadas por doenças diarreicas no município. Nosso trabalho de saneamento está inteiramente ligado a saúde. Piracicaba está no ranking da universalização de água e esgoto, e poder atingir as populações que ainda não tinham esse benefício é muito gratificante”, afirmou.

O diretor-executivo, Ozanan Pessoa, enfatiza que a execução das obras tem como prioridade garantir saúde, qualidade de vida e dignidade a população destes bairros.

“Nos últimos meses por conta do cenário atual da pandemia, observamos ainda mais a importância do saneamento na prevenção de doenças, investir em projetos como esse garante acesso a um direito universal, além de tornar essas comunidades mais saudáveis e seguras”.

Panorama de obras

Em um período de seis meses, a concessionária Mirante irá realizar a implantação de sistema de coleta e afastamento de esgoto nos núcleos habitacionais das Comunidades Portelinha, Jatobás, Sabiás I e Sabiás II.  No total, a soma das obras contempla a execução de mais de 3.200 metros de rede com diâmetro nominal de 150 milímetros, 236 metros de tubulação com 250 milímetros, 341 novas ligações e construção de 105 poços de visita, e irá direcionar o esgoto coletado dessas regiões para a Estação de Tratamento de Esgoto José Augusto Rego Barros Seydell – Ponte do Caixão.

Share Button