A ação contou com a participação de mais de 80 crianças e adolescentes da instituição

Já imaginou ver um advogado se equilibrando em uma bola, um contador realizando malabarismo, um engenheiro andando sob pernas de pau, uma analista administrativo fazendo movimentos graciosos pendurada em um tecido a dois metros e meio do chão ou até mesmo um gerente administrativo fazendo truques de palhaço? Essa atmosfera lúdica e inimaginável de acontecer no dia a dia, foi presenciada na tarde da última terça-feira, 28, pelas crianças, adolescentes, professores e coordenadores da Casa do Amor Fraterno, no evento de encerramento do projeto “Sou + líder”, promovido pela área de Recursos Humanos do grupo Aegea, controlador das empresas que compõem a Aegea SP (Águas de Holambra, Águas de Matão e Águas do Mirante).

A atividade concluiu o módulo “Líder servidor”, a última das 10 etapas do projeto de capacitação de lideranças, realizado no período de seis meses, com os gestores das unidades da Aegea SP. O programa adota uma abordagem comportamental e utiliza como metodologia vários autores e teorias para base da construção do conteúdo, abordando questões sobre ética, administração de tempo, valorização do trabalho em equipe, gestão de conflitos, e autoconhecimento com a finalidade de desenvolver e aprimorar as habilidades de liderança, fugindo dos modelos convencionais de treinamentos.

“Tendo em vista que o nosso segmento de atuação é muito específico, precisamos ter em nosso quadro funcional profissionais com conhecimento e formação técnica, de acordo com o modelo de negócio do Grupo, sendo assim, não temos profissionais qualificados no mercado para atender nossa demanda. Diante disso, desenvolvemos programas de capacitação e aperfeiçoamento internamente através da “Academia Aegea”, com a finalidade de suprir este panorama. O projeto “Sou + líder”, compõe o portfólio de cursos disponibilizados aos colaboradores para o aprimoramento de suas competências”, esclarece Liriane Celante, diretora de Recursos Humanos do Grupo Aegea.

Na oportunidade de encerramento do treinamento, 30 colaboradores desenvolveram e atuaram como atração do espetáculo circense, realizando os mais diversos números e servindo alimentos e bebidas para a plateia, composta por mais de 80 integrantes da instituição, sob a supervisão da companhia Circo Show.

“Neste módulo específico, optamos pelo viés social, inserindo o líder no papel de ‘servidor’, num ambiente lúdico, onde o envolvimento de todos é primordial para que o espetáculo aconteça. O objetivo foi mostrar que toda função tem a sua importância e que o envolvimento de todas as áreas é essencial para o sucesso de uma empresa”, explica Danilo Olegário, coordenador de Recursos Humanos da Aegea, que ministrou o treinamento.
Para o professor Marcelo Soffner, que leciona caratê na Casa do Amor Fraterno, o evento proporcionou aos estudantes uma experiência diferenciada. “Esse tipo de ação, complementa as atividades que executamos na instituição, pois permitem que os alunos vivenciem novas experiências, tenham contato com outras pessoas, com isso, enxergam um mundo mais amplo”, destaca Soffner.

Os colaboradores aplicaram as técnicas aprendidas em aulas de forma diferenciada, o que proporcionou uma experiência peculiar a cada um. “Para mim foi um ato gratificante, pois trabalhamos diariamente no escritório e nem sempre temos a oportunidade de manter contato com o público externo. Poder ver o brilho no olhar e o sorriso das crianças e saber que foi você quem proporcionou esta alegria, não tem preço”, destaca Bruno Baldi, gerente jurídico da Águas do Mirante.

“Ao concluir este treinamento, avaliamos que a experiência foi satisfatória, tanto no âmbito corporativo, quanto no viés social. O desenvolvimento das competências dos líderes pode ser observado a cada módulo realizado, o que reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos, pois a empresa passa a contar um uma equipe ainda mais capacitada. Já na questão social, a experiência de doarmos nosso tempo e oferecermos um momento alegre às crianças da instituição, reforça o compromisso de nos relacionar com a comunidade onde atuamos, seguindo as premissas do Grupo Aegea”, ressalta Marcos Araújo, diretor executivo da Águas do Mirante.

Share Button