As intervenções realizadas visam acompanhar o crescimento vegetativo da região para os próximos 30 anos

Nesta sexta-feira, 24, a prefeitura, o Semae e a concessionária Águas do Mirante, apresentam a população, autoridades e imprensa, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Capim Fino, viabilizada por meio do contrato firmado pela Parceria Público-Privada, com o propósito de atender o crescimento populacional do município. O projeto integra o pacote de obras do Programa Piracicaba Rede 100%.

Executado no período de sete meses (maio a dezembro de 2016), o projeto contou com o investimento na ordem de sete milhões e setecentos mil reais, que envolveu a construção de dois módulos de reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados – Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado.

“O diferencial desta obra é a concepção do sistema que contempla módulos verticais, agregando inúmeros benefícios, sobretudo ao meio ambiente. Neste quesito, a construção não exige grandes áreas e com isso o ecossistema do entorno da unidade é preservado. O outro benefício está relacionado ao UBOX, um tipo de tratamento que opera pelos sistemas aeróbio e anaeróbio que, associados, geram menos volume de lodo contribuindo ainda mais para a diminuição dos impactos ambientais”, explica Fábio Arruda, gerente de Engenharia e Manutenção.

Antes das obras a unidade operacional localizada na rodovia Deputado Laércio Corte, tinha a capacidade para tratar 22,5 litros de esgoto por segundo, atendendo a 10 mil habitantes. Após a conclusão do projeto o tratamento passa a ser de 80 litros por segundo, que beneficiam diretamente a 30 mil habitantes, das regiões Santa Rosa, Capim fino, o complexo automotivo da Hyundai e o Parque Tecnológico.

“Este é mais um importante avanço que Piracicaba dá, no setor de saneamento básico, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida, não só da população atual como das gerações futuras”, afirma o presidente da Águas do Mirante, Fernando Humphreys.
O evento integra a programação da Semana da Água, que encerra as ações de comemoração no dia 25, com o 23º Arrastão Ecológico.

Share Button